quarta-feira, 14 de março de 2012

Frameworks



O que é um Framework?
     Framework  é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação. Ao contrário das bibliotecas, é o framework quem dita o fluxo de controle da aplicação, chamado de Inversão de Controle. 

     Especificamente em orientação a objetos, framework é um conjunto de classes com objetivo de reutilização de arquitetura de software, provendo um guia para uma solução em um domínio específico de software. Framework se diferencia de uma simples biblioteca, pois esta se concentra apenas em oferecer implementação de funcionalidades, sem definir a reutilização de uma solução de arquitetura.

Principais Frameworks PHP:
  • Symfony:
     O Symfony é um framework que fornece uma arquitetura, componentes e ferramentas para os desenvolvedores construírem aplicações web mais complexas. Utiliza boas práticas de desenvolvimento web e integra grandes bibliotecas de terceiros.

  • CakePHP:
     O framework CakePHP provê uma base robusta para uma aplicação. Ele pode manipular cada aspecto, desde a requisição inicial do cliente até o ponto final da renderização da página.

  • Zend Framework:
     O Zend Framework oferece uma aplicação robusta, uma abstração de banco de dados que é simples de usar e um componente que implementa formas de HTML, validação e filtragem para que desenvolvedores possam consolidar todas essas operações. 

Vantagens dos Frameworks:
     Algumas das vantagens dos frameworks são: maior facilidade para a detecção de erros, por serem peças mais concisas de software; concentração na abstração de soluções do problema que estamos tratando; eficiência na resolução dos problemas e otimização de recursos. 

Matéria baseada em: 
Acessado em: 14/03/2012


0 comentários:

Postar um comentário